Mistério é um gênero de ficção baseado na busca por respostas. Na literatura, a pergunta motivadora geralmente diz respeito a um crime (como assassinatos ou desaparecimentos), mas é possível trabalhar com outras coisas inexplicáveis também, como rituais cultistas ou dimensões paralelas. Qualquer questionamento sem resolução aparente pode produzir uma boa história de mistério.
A postagem de hoje será uma introdução ao gênero de mistério. Vamos trocar uma ideia sobre o motivo desse gênero ter surgido e se desenvolvido, além de conversarmos sobre as primeiras grandes obras da Era de Ouro do Mistério. Sem mais delongas, basta Ler Mais!
Mais pessoas, mais crimes: o nascimento do gênero de mistério
Mistérios notáveis: uma linha do tempo
Em 1908, Mary R. Rinehart publicou The Circular Staircase (A Escada em Caracol, tradução livre), um livro sobre uma tia que resolve mistérios numa casa de verão que inaugurou o eixo de mistério "Se eu soubesse", no qual o protagonista desconhece informações importantes e age de maneira precipitada com base nisso. Em 1911, G.K Chesterton publicou A Inocência do Padre Brown, inaugurando o eixo de mistérios aconchegantes, ligados mais à compreensão humana do que a raciocínios lógicos.
Já em 1920, Agatha Christie publicou O Misterioso Caso de Styles, no qual apresentou ao mundo seu extravagante inspetor Hercule Poirot. Em 1923, a escritora Dorothy L. Sayers escreveu Corpo de Quem?, no qual apresenta seu detetive ricaço Lord Peter Wimsey. Seguindo com as mulheres, Margery Allingham publicou O Crime de Black Dudley em 1929, protagonizado pelo altivo Albert Campion. Já em 1934, Ngaio Marsh publicou A Man Lay Dead (Um Homem Morto, tradução livre), cuja narrativa se baseia em um assassinato cometido durante um jogo de detetives.
E é com a Era de Ouro das nossas narrativas de mistério que eu termino a postagem de hoje. Uma postagem mais histórica do que o normal, sem dúvida. Por isso, gostaria de saber o que vocês acharam desse formato e se gostariam de conhecer mais sobre as origens e principais obras de outros gêneros. Voltaremos a falar de Mistério por aqui. Portanto, fiquem ligados!
Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu lia livros de mistério mais leves durante a aula ou o intervalo quando estava no fundamental. Amava a coleção Carol e o Homem de Terno Branco e também o livro Sociedade da Caveira de Cristal.
ResponderExcluirGrandes mistérios infantojuvenis brasileiros. Boas recomendações!
ExcluirQuando surgiu o clichê do mordomo como culpado dos crimes?
ResponderExcluirHm... Sabe que eu acho que isso vale uma postagem? Em breve, essa dúvida será respondida. Fica de olho!
ResponderExcluiralexsansgfsjvkbsovkwbnmabsja sjr smc ck ndkc jd k
ResponderExcluir]