Exercício de Escrita - A Lista de Cenas

0

    Quando você começa a escrever o primeiro rascunho da sua narrativa, eu aposto que várias ideias já alugaram um triplex na sua cabeça. Algumas dessas ideias podem ser características básicas do protagonista, do vilão, do grupinho que acompanha o herói até o fim. Outras podem ser cenas específicas, como conflitos campais, a cena do confronto final ou o acontecimento que mudará tudo na história.

    Algumas vezes, pode ser difícil demais organizar tudo isso para começar a escrever algo minimamente legível. Por isso, nada tema! Chegou a hora de fazer uma lista de cenas.





A LISTA


    Alguns dos eventos que você imaginou podem ter acontecido antes da história começar, mas não nos preocuparemos com isso agora. Vamos nos concentrar em colocar seus pensamentos no papel e organizá-los de maneira mais ou menos coerente. Porém, a coisa mais importante aqui não será criar novas cenas ou tapar furos de roteiro que eventualmente surgiram. 

    Tudo o que você precisa agora é se concentrar em toda e qualquer ideia que você já teve para a história que está criando. Nem todas as ideias funcionarão, é natural. Algumas delas podem até dar uma vergonha, mas ninguém além de você saberá que isso um dia foi um pensamento de uma pessoa minimamente razoável. Mas todas as ideias, boas ou ruins, terão sido concebidas de maneira mais ou menos orgânica — e terão tempo para maturar na sua imaginação. Por isso, é importante escrever todas elas, independente da forma que as ideias possuam agora.


EXERCÍCIO 1


    Escreva uma lista de cenas contendo todas as cenas que você já imaginou para sua história, começando das cenas que estariam localizadas no início da narrativa e terminando com as cenas finais da história. O herói saindo da vila? Escreva. O grupo derrotando um dragão? Escreva também. O vilão matando todo mundo do continente? Sim, isso também. 

    Quando você perceber que chegou em um ponto da história em que as coisas ficaram meio anuviadas ou não estão fazendo muito sentido, deixe uma nota para seu eu-do-futuro, esclarecendo que esse ponto precisa ser melhor trabalhado. Então, siga adiante. Essas áreas vazias serão preenchidas futuramente (e coisas muito interessantes podem sair daí).

    Antes de continuar para o exercício 2, termine o exercício 1.



EXERCÍCIO 2


    Quando sua cena de listas estiver finalizada (mesmo que contenha diversas áreas vazias), será hora de organizar as coisas. Se você já foi submetido a nossa avaliação ou leu nossos Caçadores de Reprovações, sabe que adoramos colorir o texto. E é justamente isso que eu sugiro que você faça agora. 

    Volte à cena de listas e use um código de cores para organizar suas ideias. Resgate seus marcadores fluorescentes ou abuse da função de highlight do seu editor de texto favorito. Eu recomendarei um código de cores especifico, mas caso você decida mudar ou fazer seu próprio código, lembre-se de anotar o que cada cor/símbolo significa.


    Azul. Ideia fechada. Não precisa de mais desenvolvimento.

    Verde. Ideia incompleta. Precisa pensar mais a respeito.

    Amarelo. Boa ideia. Será importante para pensar no restante da narrativa.

    Rosa. Ideia que precisa ser movida para uma posição anterior (mais próxima do início) ou posterior (mais próxima do final) da narrativa.

    Laranja. Ideias que não influenciam diretamente a narrativa, como descrições de lugares ou personagens.





    E hoje ficaremos por aqui! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

      Se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário