Como um parágrafo é formado? Será que existe uma lógica por trás de um parágrafo incrível? Como apresentar informações de maneira a cativar o leitor para que ele continue lendo? Nós abordaremos tudo isso e muito mais na postagem de hoje.
Porém, antes, eu preciso que você dê uma passada no Revisando! passado. Lá, gente conversou sobre a ideia geral dos parágrafos e a função exercida por eles no texto global. Falamos sobre a importância do posicionamento de informações, da influência do tamanho do parágrafo sobre o ritmo e até vimos como a disposição das informações em parágrafos com tamanhos diferentes pode causar quebra de expectativa.
Hoje, eu te convido a entender a estrutura interna dos parágrafos. Então, vamos dar uma olhada nas partes que compõem esses blocos de texto?
ANTES DE COMEÇARMOS DE FATO
Eu preciso frisar algo bastante importante com você. Um parágrafo fala de uma coisa. Repita comigo: um parágrafo fala de uma coisa. Se você começou o parágrafo com a intenção de descrever a casa mal-assombrada em que seu protagonista se meteu, essa é única coisa que você fará nesse momento. Se o seu parágrafo está falando dos sentimentos do protagonista ao encontrar o amor de sua vida, é sobre isso que você escreverá. Parece autoritário demais? Eu vou te dar um exemplo para te ajudar a perceber a relevância dessa dica.
Naquela hora da noite, a faculdade estava ficando vazia. Muitos alunos reclamavam do salgado da cantina. Era caro demais. Mas Jorge estava em casa, jogando Frifas e comendo fritas. Ele era bartender e esse era seu único emprego desde sempre. Jorge amava ser bartender, mas ele amava mais mesmo era falar sobre os conflitos armados do século XV. O dia estava bonito lá fora.
Naquela hora da noite, a faculdade estava ficando vazia. A cantina, geralmente lotada, não tinha uma alma viva. Os alunos reclamavam que os salgados haviam ficado caros e que, no final, a universidade ficaria exatamente assim: vazia. Mas não é como se Jorge realmente se importasse com isso.
O primeiro parágrafo-exemplo tem diversas informações condensadas. Falamos da faculdade vazia, do preço do salgado, do Jorge jogando, de sua profissão, de seus interesses pessoais e até sobre o dia lá fora. Por outro lado, o segundo parágrafo já internalizou nosso mantra e sabe que um parágrafo fala de uma coisa. Assim, o foco dele é claro: a faculdade ficando vazia. A cantina é utilizada para exemplificar o esvaziamento da instituição, não apenas como uma informação jogada. No final, criamos um gancho para o próximo parágrafo a partir da inserção da perspectiva do Jorge sobre tudo isso.
Se você estiver atento, o segundo parágrafo também tem uma estrutura interessante. A primeira frase diz sobre o que o parágrafo falará. O segundo e terceiro períodos exemplificam e falam sobre a situação dita na primeira frase. E a frase final conclui o raciocínio, estabelecendo também uma conexão com o parágrafo seguinte.
Cada uma dessas estruturas tem um nome e uma função. E é isso o que nós veremos a seguir.
O TÓPICO FRASAL
O tópico frasal também tem outros nomes: núcleo do parágrafo ou ideia central. Independente do nome, a ideia dessa estrutura é estabelecer um resumo do ponto de vista que o parágrafo abordará. Cada parágrafo possui seu próprio tópico frasal, seu próprio jeito de introduzir o leitor às ideias que virão a seguir.
Uma vez que o tópico frasal resume o que será dito a seguir, para que você escreva um bom tópico, é necessário que você saiba o que virá depois dele. Ou seja, você precisa planejar seu parágrafo antes de começá-lo. Pense no que quer falar e como quer falar. Pense no ponto de vista, no ambiente, no propósito daquela cena. Então, mostre ao leitor o que será dito a seguir: escreva um tópico frasal.
No exemplo do Jorge, o tópico frasal foi "Naquela hora da noite, a faculdade estava ficando vazia.". Ao ler essa primeira frase, o leitor espera que o parágrafo aborde algo relacionado à faculdade, a ela ficar vazia, ou até mesmo a algo que acontecerá à noite, quando a faculdade estiver vazia. Ao propor essa estrutura ao leitor, seu texto fica muito mais fácil de ser entendido. Afinal, você está seguindo uma ideia por parágrafo, lembra? Como seu parágrafo só fala de uma coisa e você já abre especificando o assunto a ser tratado, a narração pode fluir sem muitos problemas.
O DESENVOLVIMENTO
Se o tópico frasal é a estrutura que introduz uma ideia, o desenvolvimento é responsável por ampliar e continuar o raciocínio. Porém, quando estiver escrevendo o desenvolvimento do parágrafo, é essencial que você também pense sobre a ordem de apresentação das informações e da coerência do que está sendo apresentado. Vamos nos aprofundar um pouco nesses dois conceitos.
A ordem de apresentação das informações diz respeito à lógica de cada frase estar no lugar que está. Por exemplo, suponhamos que você esteja escrevendo um parágrafo sobre a trajetória histórica da dinastia de seu reinado. Um desenvolvimento pautado na importância psicológica dos eventos apresentaria as informações de acordo com o impacto delas sobre o indivíduo que conta a história ou aos indivíduos envolvidos: em vez de começar com a fundação do reinado, o narrador poderia começar citando as guerras e conflitos armados. Uma apresentação cronológica iniciaria com o evento mais antigo e as frases seguintes contariam eventos cada vez mais recentes. Uma apresentação de acordo com a ordem de importância ou detalhamento apresentariam conceitos mais importantes ou mais detalhados primeiro, para depois finalizar com conceitos e ideias mais simples (ou o contrário, indo do mais simples ao mais complexo). Esse parágrafo aqui, por exemplo, apresentou as informações mais complexas primeiro; e as mais simples, no final.
Além disso, a coerência do que está sendo apresentado é muito importante. A coerência é o fator que possibilita um parágrafo (e um texto) se tornar mais fácil de entender por meio da organização de ideias em uma ordem que faça sentido. Um parágrafo coerente é aquele que possui uma relação lógica entre as informações apresentadas, que não se contradizem e ainda colaboram para a construção de um significado geral sobre o que está sendo dito. No exemplo do Jorge, temos que:
A cantina, geralmente lotada, não tinha uma alma viva. Os alunos reclamavam que os salgados haviam ficado caros e que, no final, a universidade ficaria exatamente assim: vazia.
A coerência pode ser vista aqui quando você percebe que as duas frases apresentam uma lógica que as une: no caso, a ideia da faculdade ficar vazia. As informações também não se contradizem, ou seja, uma frase não está afirmando que o local estava vazio e a seguinte está dizendo que ele estava lotado de pessoas. Por fim, ambas as frases estão colaborando para a construção do significado de vazio e da percepção de Jorge sobre isso, no parágrafo de conclusão.
A CONCLUSÃO
É ela. O final. Aquela que estará no fim de tudo. A porta fechando. Os finalmentes. A conclusão. Na conclusão, nós continuamos com a sequência lógica de informações, mas também escrevemos um período que seja capaz de fechar o raciocínio estabelecido ao mesmo tempo em que promove ponte com parágrafo seguinte. No exemplo do Jorge, a conclusão foi:
Mas não é como se Jorge realmente se importasse com isso.
Essa frase curta faz oposição às ideias apresentadas até o momento (sem contradizê-las, já que não falamos que o lugar estava lotado) e promove a introdução de um gancho para o parágrafo seguinte. Por que o Jorge não se importa? Ele deveria se importar? Quem é Jorge, afinal de contas?
Parágrafos bem-estruturados criam uma narrativa fluida e fácil de ler. As ideias fazem sentido em si mesmas e na ordem em que foram apresentadas. O tópico frasal estabelece um assunto que é trabalho depois no desenvolvimento e fechado na conclusão. Se todas as frases conversam entre si, sem desrespeitar a nossa regra de ouro, então seu parágrafo deve estar bem completo. Porém, se não há frases ou informações o suficiente para criar uma linha de raciocínio, vale repensar seu parágrafo e reler essa postagem.
E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!
Obrigado pela postagem, Vong! Foi de grande ajuda! 0/
ResponderExcluirObrigado, Phanton! Valeu pelo comentário de incentivo <3
ResponderExcluirSimplesmente fantástico! O trabalho da MLN em ajudar escritores, principalmente os que estão começando, é de utilidade pública! Continuem com o excelente trabalho, daqui a pouco posto minha obra com vocês.
ResponderExcluirMuito obrigado, Anônimo! Esse tipo de comentário é o que nos impulsiona a continuar em frente. Agradeço pela leitura e pelos elogios (e estaremos aguardando sua novel!).
ExcluirAbraço.