Você já exercitou a escrita de personagens, planejou seu enredo e está com ideias fervilhando na cachola. Ótimo! Só tem um problema: não existem histórias sem conflitos e bons conflitos tendem a gerar boas histórias. Então chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer seus personagens sofrerem um bocadinho. Lembrem-se que vocês podem enviar suas respostas no nosso #cantinho-da-escrita do Discord!
Então, pegue seus instrumentos de escrita e venha exercitar sua capacidade de pensar em maneiras diferentes de fazer seus personagens sofrerem (e avançarem com a narrativa). Eu sei que você gosta de pensar nisso. Não adianta mentir para mim.
Certo. Uma vez que você já conhece os objetivos, desejos e necessidades do seu personagem, agora é hora de colocar algumas pedras no caminho. Conflito é o combustível da ficção - e frustração é o que destila o conflito. Quando os personagens (e os leitores) pensarem que a vitória já está garantida, saiba que é seu papel puxar o tapete. Qualquer que seja o gênero da sua narrativa, saiba que frustração é a chave para manter personagens e leitores interessados.
Mas aí vem uma relação interessante. Se você quer satisfazer as vontades dos seus leitores, primeiro você precisa frustrar os desejos dos personagens.
Exercício #1: A Lista dos Infortúnios
Escolha um personagem. Liste as 10 (dez) piores coisas que poderiam acontecer a ele. Repita o processo com outro personagem, se quiser.
Caso tenha feito mais de uma lista de infortúnios, aproveite para analisá-las como um conjunto. Existe algo que se repete? Um acontecimento horroroso que poderia vincular os personagens ou servir de base para criar um tema para a narrativa? Se houver, parabéns: você encontrou um dos elementos fundamentais da sua trama.
Exercício #2: Imãs de Conflito
- Obrigação/Dever Moral
- Ódio/Vingança.
- Sobrevivência.
- Amor.
- Obsessão/Prazer.
- Ganância.
- Orgulho.
- Outro (descreva).
Exercício #3: Problemas e personagens
- Interesse amoroso.
- Melhor amigo (a).
- Mentor.