Não é incomum que autores elejam uma música, álbum, artista ou playlist para algum momento de sua história. Do que já conversamos em todos esses anos de indústria vital, é como se o autor sentisse uma espécie de vínculo entre seu personagem e uma música que ele gosta muito. Assim, muitas vezes, a música acaba auxiliando o próprio escritor na jornada de descobrimento do personagem.
Por isso, esse será o exercício de escrita desse mês. Hora de sair um pouco da folha de papel e passar para os aplicativos de música: tá na hora de eleger uma música ou criar uma playlist para sua obra (e depois compartilhá-la conosco)!
Criando uma playlist baseada em temas e emoções
Primeiro, eleja um personagem ou momento da
história que você deseja explorar por meio da música. Pode ser o
protagonista, o vilão ou o vendedor de brócolis da feirinha medieval. Além disso, você também pode trabalhar com momentos-chave da sua narrativa, desde a revelação do passado triste do protagonista, à briga do grupo de amigos ou o confronto final com o antagonista. De qualquer modo, pense em momentos e personagens que você acha que teriam boas trilhas sonoras.
Então, elabore uma lista de temas, mensagens e emoções que você deseja explorar na playlist. Temas incluem estados do personagem, visões de mundo, objetivos particulares e elementos que se repetem dentro da própria narrativa. Mensagens já levam em consideração o que foi planejado para o universo como um todo e como isso ressoa com o leitor. Uma boa ideia é vincular cada tema escolhido com uma ou mais emoções. Por exemplo: "Vingança - Ódio" e "Solidão - Tristeza". Para aprender mais sobre temas, confira nossa postagem.
Agora, comece a pesquisar músicas que se encaixem
nos temas, mensagens e emoções. Ouça as músicas com atenção e pense em como elas poderiam
se encaixar nos personagens, cenas e temas que você separou. Considere também o
ritmo e o estilo da música, já que isso tem um grande impacto na atmosfera da
cena. Pode ser que sua música triste se encaixe com o momento triste pelo qual o personagem feliz passa; ou que a música feliz seja uma grande ironia para uma cena de desespero. Brinque com os temas e gêneros musicais na relação com a narrativa!
Por fim, chegou o momento de criar a playlist! Depois de selecionar algumas músicas que se encaixam nos temas, emoções, personagens e cenas da história, escolha músicas que sejam variadas em termos de ritmo e estilo para formar uma playlist maneira de ouvir. Então, nomeie sua playlist e não se esqueça de compartilhá-la com a gente!
Agora é hora de escrever!
Achou que ia se safar de escrever no Exercício desse mês? Achou errado, ferona! Seguinte: coloque a playlist para tocar e comece a escrever uma cena que se encaixe na atmosfera da playlist ou de uma música específica dela.
Depois de escrita e minimamente revisada, compartilhe a cena que você escreveu lá no nosso #cantinho-da-escrita, enviando também qual música ou qual playlist estava tocando enquanto você escrevia. Ou seja, sua tarefa é escrever uma cena + a música/playlist que te inspirou a escrevê-la e depois compartilhá-la no nosso servidor. É uma chance de você receber ajuda, conselhos sobre estilos musicais, indicações de música e encontrar pessoas com um gosto musical parecido com o seu. Só mantenha o bom senso, beleza?
E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!