Gêneros textuais: uma (muito) breve introdução

    

    Essa postagem é um pouco diferente do habitual, mas ainda relevante para você que quer escrever light novel, para você que quer apenas escrever um livro, para você, que se comunica de alguma forma por algum texto. 

    Você já deve ter ouvido "estou escrevendo um romance" e pensou que era uma história de amor, correto? Mas não era exatamente isso, a pessoa se referia a escrever um livro pelos padrões que conhecemos no ocidente. Hoje vou tentar explicar um pouco a diferença entre um gênero textual e um gênero de texto, tentando deixar essa ideia mais clara para vocês.

 


 

    Nós estamos cercados por gêneros textuais no nosso cotidiano. Ao escrever um capítulo de light novel, ao escrever uma postagem aqui no blog, ao escrever uma postagem no facebook, ao escrever um tweet, ao escrever uma mensagem no discord, uma mensagem no WhatsApp, nós usamos várias mídias diferentes, várias plataformas e escrevemos de vários jeitos diferentes.

    Sim, você não pode escrever uma light novel ou um livro da mesma forma que escreve uma mensagem no zap. Cada plataforma de escrita tem seu estilo, ou você vai entregar um artigo acadêmico escrito da mesma forma que uma conversa entre colegas em um grupo no discord? Não, claro que não.

    Na escrita, em especial, na escrita narrativa, temos vários gêneros textuais que definem o formato do texto. Eles ditam as regrinhas que aquele formato de texto deve ter.

    Pense em todos os tipos de texto que você pode escrever com uma narrativa: a crônica, o conto, a história curta, o oneshot, um romance, uma light novel, todos eles possuem suas regras claras de escrita e padrões que os definem. Por exemplo, ao ler uma crônica, você vai saber que é uma crônica e não o conto só pelo jeito que ela é escrita, sem contar a diferença do tamanho de páginas.

    O conto e a crônica são pensados para publicações diferentes. O mesmo vale para a light novel e o romance. Sim, romance é a forma como nos referimos ao livro ocidental, não somente a histórias de amor. 

    E por que você deve entender essa diferença? Porque a forma de publicação da sua obra e em qual gênero você está almejando que ela tenha é de extrema importância para que sua obra seja consistente e faça sucesso.

    Uma publicação em formato físico tem um efeito diferente de uma publicação semanal online. Uma publicação mensal também tem um efeito diferente de uma publicação quinzenal. São vários fatores que você precisa levar em conta na hora de escrever e distribuir as cenas da sua obra. Como os leitores vão receber? Eles vão ter todos os capítulos acessíveis logo de começo? Eles vão receber aos poucos? Eles vão esquecer algum detalhe importante desde o começo se lerem aos poucos? A progressão da novel vai mantê-los interessados até o fim?

    São várias perguntas a ser feitas, antes, durante e depois do processo de escrita. Você precisa pensar em como o leitor irá ter acesso a sua obra antes de sair enviando capítulos de 50 páginas para a equipe de avaliação. 

 


 

E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário