Parece papo de maluco, não? Entretanto, muitas conversas decorrem sem qualquer palavra sendo trocada. Conversas são muito mais do que duas pessoas emitindo sons articulados como palavras. Existem conversas que se dão apenas por gestos, olhares e até mesmo sinais. E será exatamente esse o seu desafio nesse mês.
Escolha Dois Personagens
Primeiro, escolha dois personagens que tenham algo a discutir ou resolver. Pode ser um casal, dois amigos de longa data, uma dupla de espiões ou até mesmo estranhos que se encontraram em uma situação intrigante. Você escolhe quais personagens gostaria de trabalhar.
Estabeleça o contexto
Agora, coloque esses personagens em um cenário que seja significativo para a conversa. Como nossa conversa se transcorrerá sem diálogos propriamente ditos, ter uma noção do ambiente é essencial para o sucesso desse exercício. Lembre-se de escolher um lugar que faça sentido para aqueles personagens estarem e que, também, você consiga descrever com certa familiaridade. Pode ser um café, um parque ou uma sala de espera do dentista.
A Comunicação sem Palavras
Agora o negócio começa a ficar interessante. Tendo o contexto e os personagens estabelecidos, chegou a hora de escrever a cena em que esses personagens se comunicam exclusivamente através de gestos, expressões e ações. Preste atenção aos detalhes. A partir deles, você deverá tentar transmitir emoções, intenções e o conteúdo da conversa apenas por meio de elementos não verbais. Lembre-se de que o subtexto (o que os personagens não dizem) é fundamental para esse exercício. Todo detalhe, por menor que seja, será importante.
Mantenha a curiosidade do leitor
Tente manter a conversa sem palavras pelo maior tempo possível. Deixe o leitor tentar adivinhar o que está acontecendo, quem está certo ou errado e qual é o ponto central da discussão (se é que existe um e tudo não passa de um mal-entendido). Use a imaginação para criar situações desafiadoras que provoquem tensão e mantenham a curiosidade latente de saber o que cargas d'água realmente está se passando com aquelas duas pessoas.
As palavras finais
Você achou que não haveria um único diálogo? Achou errado, feorna. No final, você deverá colocar dois diálogos simples: após um período de tensão, faça com que um dos personagens diga uma única palavra. No mundo ideal, essa palavra pode ser a revelação de um segredo, o assunto da discussão, uma interjeição ou até uma piada de uma palavra só. E, por fim, o outro personagem deve repetir a mesma palavra em um contexto que, visto por completo, faça sentido.
No final, não se esqueça de mandar seu exercício no nosso canal #cantinho-da-escrita do nosso Discord!
E
ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas,
sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em
nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!