Você acompanha o blog há quanto tempo? Os mais velhos devem se lembrar de uma postagem falando sobre a voz do escritor, se você não conhece, clique aqui e vá ler. Há não muito tempo, também tivemos uma postagem sobre estilo literário, que você pode conferir clicando aqui. E recentemente, tivemos um Revisando! do Vong retomando esse tema, que você pode ler clicando aqui.
Hoje vamos falar sobre a diferença entre esses dois.
A voz do escritor é algo que o escritor vai formando conforme escreve, é algo que está sempre em mudança, conforme o escritor amadurece e muda como pessoa. É mais um traço de sua personalidade que flui por meio da sua escrita.
Não existe um jeito fácil de descobrir sua voz de escritor, ela é algo que irá aparecer na sua escrita naturalmente.
A voz de escritor é a sua personalidade presente na escrita sem parecer algo forçado.
E o que seria estilo de escritor? Diferente da voz, que vem de um processo natural do escritor, o estilo é uma escolha, algo proposital.
Estilo de escritor nada mais é do que as escolhas conscientes que o escritor faz em sua escrita. Não é algo que se nasce ou se tem involuntariamente, mas algo que se constrói.
Quando você decide que seus parágrafos vão ser longos ou curtos, que suas frases vão ter determinado ritmo, isso tudo são escolhas de estilo que você está realizando.
Tudo o que consumimos possui um estilo próprio, os textos que você lê, as séries que você assiste, os mangás e animês que você acompanha, todos eles possuem um estilo próprio e formado por escolhas deliberadas.
Estilos podem ser copiados e recriados, a voz de narrador não.
Desenvolver seu estilo é algo que o autor deve fazer. Escolher um estilo e manter-se fiel a ele é algo muito importante para dar um padrão a seu texto. Você pode alterar o estilo entre diferentes projetos, mas tente manter o estilo do livro em algo uniforme.
Para construir seu estilo, recomendo que pense para que público você está escrevendo e em que gêneros ele se encaixa, a quem sua obra é direcionada? É tudo uma questão de escolha e proposta.
O gênero no qual sua obra se encaixa também importa muito.
Algumas postagens sobre gênero para ajudar vocês:
Gêneros textuais: uma (muito breve) introdução
E assim temos a diferença, a voz é algo formado pelas suas experiências e quem você é quando escreve, já o estilo é uma escolha que você faz, deliberadamente, sobre como vai escrever sua história.
E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!
Eu sempre pensei que ambos pudessem ser o mesmo, mas obrigado por elucidar a diferença.
ResponderExcluirObrigado pela explicação. Conheci sobre isso a pouco tempo. Amei a forma de vocês prenderem a nossa atenção. Diferente de outros sites, senti uma grande diferença.
ResponderExcluir