Olá, ferinhas e feronas! Seu quadro mais prático do MLN está de volta: os Exercícios de Escrita! Lembrem-se que vocês têm a oportunidade de enviar suas respostas dos exercícios e conversar sobre com outros autores lá no nosso Discord.
Pegue suas postagens de dicas favoritas e um lanchinho reforçado. Vamos para os Exercícios desse mês!
Exercício #1: Tabela de expectativas
O exercício desse mês é uma consequência do exercício anterior. Dessa vez, não estaremos perguntando "E se...". Na verdade, trabalharemos com "Baseado na minha premissa, o que os leitores esperam que aconteça?".
- Abra um arquivo no Word ou pegue uma folha de papel. Divida a folha em duas colunas.
- Na primeira coluna, liste tudo o que você imagina que seu leitor esperaria que acontecesse na sua história.
- Na segunda coluna, crie um evento alternativo para cada item.
- Releia a lista.
- Marque todas as ideias que você gostaria de colocar em prática.
Uma vez que você tenha feito essa pequena (ou grande) lista de possibilidades e expectativas, comece a pensar em desdobramentos do que você escreveu, agora tendo em mente a premissa de sua história, seus personagens e os gêneros que pensa em trabalhar. Não se esqueça de marcar aquelas possibilidades que parecerem promissoras!
Exemplos
- O protagonista vivia uma vida ruim no nosso mundo. O sonho dele sempre foi viver em um mundo de fantasia.
- O plano do vilão é fazer com que o herói tome seu posto para que ele possa tirar umas férias da vilania.
- A amiga gentil do protagonista é filha do suposto vilão. Ela estava a fim de viajar pelo mundo e ele permitiu. Entretanto, ele está sempre a observando.
E ficamos por aqui! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!
A! Eu nunca tinha pensando em fazer algo do tipo! Subversão de expectativa parece um bicho de quatro cabeças, mas com esse método se tornou algo bem mais palpável. Obrigado pela dica, Vong! Com certeza vou usar.
ResponderExcluir