E cá voltamos com a continuação do último Revisando! Se você ainda não viu a postagem anterior, por favor, vá nela (CLICANDO AQUI) antes de continuar!
Falamos sobre a importância de conflitos, conflitos macro e micro, agora vamos falar um pouco sobre níveis.
Sendo assim, peque a sua história de conflitos épicos e muitos volumes programados, ou a sua obra de um único volume com um conflito simples e fechadinho e vamos nessa!
Você já viu o que é um conflito e qual a necessidade do conflito na sua trama. Também viu o que um conflito deve gerar e o tamanho do conflito, e paramos por aqui? Não, agora vamos compreender os níveis do conflito.
Como mencionamos, seu conflito deve desenvolver os personagens. Mas o conflito sempre irá desenvolvê-los da mesma forma? Não, obviamente. Para tal, separamos os conflitos em quatro níveis: o físico, o social, o pessoal e o psicológico.
Vamos falar sobre eles agora.
a. nível físico
Como o próprio nome já indica, tem a ver com as limitações físicas do personagem. Seu personagem tem um limite material a superar. Ele precisa derrotar algum inimigo mais poderoso, ele precisa encontrar algum item que está fora de seu alcance, ele precisa cruzar uma grande distância.
São adversidades físicas. Palpáveis.
Exemplos:
O confronto da Estrela Morta com o Rei Negro na fase 3 de Estrela Morta. É um inimigo a ser derrotado que obriga grupos, antes inimigos, a se unirem para vencê-lo e recuperar o que desejam.
O conflito no primeiro arco de Re:Zero, havia um inimigo a ser derrotado para que Subaru pudesse sobreviver e salvar Emilia para além do loop temporal inicial.
Boa parte dos conflitos de Sword Art Online também são físicos. Kirito está sempre precisando derrotar inimigos, liberar novas habilidades e se provar o mais forte.
Spice and Wolf apresenta um conflito físico básico no desenrolar da série: o desejo de Holo de voltar para sua cidade natal, que está muito distante de onde ela e Lawrence se encontram.
b. nível social
Esse conflito tem a ver com o ambiente. Quando seu personagem precisa enfrentar um ambiente hostil em qualquer esfera, seja cultural, política, hierárquica, religiosa, empresarial ou etc. Histórias focadas nesse nível costumam focar na opressão criada pela estrutura social e a jornada do protagonista em desafiar essa estrutura, sucedendo ou não.
São adversidades sociais. Não palpáveis, mas visíveis no ambiente que cerca os personagens.
Exemplos:
O tema principal de Baka to Test to Shoukanjuu é um conflito em nível social. A escola em que o protagonista e os personagens principais estão matriculados em uma academia que divide os alunos baseados em suas notas no Vestibulinho, Yoshii, tendo sido colocado na pior turma, tem um motivo para lutar contra esse sistema e elevar o rank de sua classe.
A novel Classroom of the Elite possui um conflito base parecido, mas um desenvolvimento bem diferente. Lá, os personagens também são divididos em turmas baseados em suas habilidades, e precisam vencer as outras turmas para conseguir superar adversidades ou sobreviver na academia.
A novel 86 -eighty six- apresenta um conflito social em seu tema principal: a distinção dos soldados entre os puros sangue e os não-puros, os 86. Esse conflito é o que determina como uma das protagonistas interage com o outro grupo de personagens principais, colocando em cheque todos os privilégios que possui por ser de uma classe superior.
c. nível pessoal
Quando outra pessoa se coloca entre o personagem e seu objetivo, temos um conflito de nível pessoal. Tem a ver com a interação do protagonista com o antagonista. É um conflito muito comum em histórias, de dois poderes entrando em choque, cada um com seus próprios objetivos e crenças.
Exemplos:
Na primeira fase de Estrela Morta, temos o arco em que o maior conflito é entre Brayan e Veraprata, com o Escolhido fazendo de tudo para destruir o Amaldiçoado, chegando a sequestrar um membro de sua guilda para forçá-lo em um embate.
Muitos dos conflitos de Tensei Shitara Slime datta ken (título oficial do ocidente sendo That Time I Got Reincarnated as a Slime) são baseados em confrontos do protagonista com um antagonista em comum. Em especial na segunda temporada, em que a maior fonte dos problemas é o confronto entre Rimuru e o outro Rei Demônio.
d. nível psicológico
Esse conflito tem a ver com o aspecto interno do personagem. Quando ele precisa lutar contra seus próprios desejos. A trama costuma focar no desejo entre o que o protagonista quer e o que ele deseja ser. É o que mais colocará à prova as crenças e objetivos dos seus personagens e fará eles mudarem de alguma forma, positiva ou negativa.
Recomendamos que dê uma conferida na postagem do Vong sobre como construir personagens profundos, que relaciona bem esse conceito com Koe no Katachi.
devo ter somente um conflito na minha novel?
Obviamente que não. Você pode misturar os vários tipos de conflitos em muitos aspectos. Perceberam que citei Estrela Morta duas vezes nos exemplos? Sua novel não deve confiar sempre em um único tipo de conflito.
Não existe conflito de nível maior ou menor. O conflito interno do seu protagonista pode se mostrar um obstáculo superior do que aquela luta acirrada que ele teve com o antagonista do arco. Os limites físicos do alcance do seu protagonista podem levá-lo a ter um antagonista que o impede de chegar onde deseja.
E ficamos por aqui por hoje! Continuaremos a falar sobre conflitos no Revisando! do mês que vem, nos aguardem lá!
Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!
oh, esse post ajudou bastante
ResponderExcluirQue bom que ajudou, Alex!
ExcluirNICK-Pessoa Aleatória
ResponderExcluirCara isso é muito interessante. Me ajudou muito aqui, e vai me ajudar ainda mais, tô planejando uma história sabe?