Estilo literário

    Você acabou de ler aquela novel com uma trama que já foi usada em tudo quanto é canto, mas ela ainda foi uma história divertida e que te manteve preso a cada página até o fim. A ideia era clichê, não apresentou nada de realmente novo, então por que ela ainda é boa?

    E temos a contrapartida, a história que tinha um enredo com muito potencial, personagens que tinham tudo para serem marcantes, um plot bem emendado, mas, ainda assim, é chata que dói. Você não aguenta ler mais nenhuma palavra, fica contando as páginas para acabar e quer largar dela a cada instante.

    O que difere uma da outra? O Estilo Literário, tema da postagem de hoje. 


    Todos nós viemos aqui porque gostamos de light novel. Muitos tem aquela novel do coração, aquela obra que nos enroscou nesse mundo. Imagine se essa obra tivesse uma péssima adaptação para animê? Personagens sem vida, enredo rushado, direção sem cuidado, dentre outros problemas.

    Sabia que isso pode acontecer com a sua novel, mesmo que só na forma escrita?

    Muitos escrevem suas obras pensando em animês, já comentamos sobre isso anteriormente, e esquecem que a escrita precisa ser interessante. Você precisa cativar o leitor de alguma forma, nem que esteja contando a história mais repetida do mundo. A melhor forma de evitar que sua história não fique chata e sem sal é investir no Estilo Literário.

    Mas o que é isso?

    O estilo é a linguagem do autor e o modo como ele a  utiliza. É o estilo que dá a sensação ao leitor de estar diante de uma história nova, mesmo que ela já tenha sido contada antes diversas vezes. 

    Contar uma história sem estilo é como se estivesse vendo um filme interpretado por autores muito ruins. Imagine aquele seu filme favorito foi interpretado por atores iniciantes e sem qualquer experiência. Complicado, não é mesmo? Light novels não escapam disso.

    Pense no animê mais chato que você já viu. Sua novel com um estilo literário ruim é assim.

    Por mais que a trama seja ótima, se o estilo literário for ruim, ela não será interessante. Pode ter a melhor reviravolta, a gramática mais certinha, personagens bem construídos, sem estilo, a ideia que passa a seu leitor é que ele está vendo algo que poderia ser bom, mas está sendo mal executado na parte mais fundamental.

    Muito bem, eu expliquei a teoria, se quiser entender estilo literário, pense nos autores que você gosta e em como eles escrevem. Como eles usam a linguagem. Que artifícios eles usam. Qual o estilo deles. O que dá sabor ao texto deles. 

    Qual a voz de escritor deles.

    Por isso, comece a pensar. O que torna aquela light novel legal? De que jeito o autor que você gosta escreveu isso? Ele foi mais seco? Ele foi mais elaborado? Usou metáforas? Jogos de linguagem? Tem muito com o que se trabalhar.

    E leve em consideração que estilo literário não é só ficar escrevendo de forma rebuscada ou prolixa. Pelo contrário, em light novels, buscamos por algo leve. Um estilo simples e mais direto ao ponto pode ser mais eficaz para contar a sua história. Um estilo mais carregado também. O importante é, antes de tudo, compreender o que você deseja fazer.

    Uma das melhores formas de fazer isso é ler, procure ler mais coisas com estilos que você sinta que encaixam com o que você quer contar. Também é importante ver coisas além do que você está acostumado. Expandir os horizontes é uma ótima forma de entender de que jeito você quer e de jeito você não quer contar sua história.

E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog.

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário