E aqui estamos com o Revisando! deste mês, para conferir a postagem anterior deste quadro, clique aqui ou vá na tag ali no menu.
Se você acompanha o blog há tempo, deve lembrar das saudosas Dicas Rápidas da Tany, um dos primeiros quadros que trazia os principais erros que recebíamos nas novel. Se você ainda não conhece eles, a leitura é válida ainda hoje.
Hoje vamos retomar um dos tópicos iniciais desse quadro e um dos erros mais frequentes entre feronas de todas as idades: os quatro por que's.
Na língua portuguesa, temos quatro tipos de por que's: por que, porque, por quê e o porquê. Vamos aprender como usar cada um.
Por que - Separado e sem acento
Esse é o nosso por que de pergunta. Sempre que você for fazer uma pergunta questionando o motivo - ou melhor, podendo substituir por "por qual motivo" na frase - deve usá-lo. Esse por que pode vir em qualquer momento desde que não se termine a frase com ele.
Exemplos:
Por que ela saiu mais cedo?
Queria saber por que minha novel foi reprovada.
Porque - Junto e sem acento
A partir daqui, a coisa complica um pouco mais. Se temos um por que de pergunta, teremos um porque de resposta. Sempre que você for responder uma pergunta ou justificar algo na frase, é esse o porque que deve ser usado. Caso tenha problemas em saber se sua frase é uma justificativa ou não, tente substituir o por que por "por causa de" ou "pelo motivo de", se o sentido se mantiver, saiba que pode usar esse por que sem problema. Ele pode vir a qualquer momento na frase.
Exemplos:
Porque é assim que o recebimento funciona.
Sua novel não foi aceita porque não se enquadrava nas exigências.
Por quê - Separado e acentuado
Agora vamos entrar na parte dos por quês acentuados. Da mesma forma que o separado e sem acento, esse por quê só deve ser usado quando for seguido imediatamente por uma pontuação de final de frase, como ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. Por causa disso, ele sempre estará ao final da frase.
Exemplos:
Eu estava aqui desde antes, por quê?
A novel foi reprovada por quê?
Porquê - Junto e acentuado
Por fim, o último e um que muitas pessoas tentam usar para parecer mais rebuscadas na escrita do que deveriam, ou seja, usando errado. Esse porquê tem um uso bem específico. Ele deve ser sempre usado com o artigo "o" antes, ficando "o porquê" e seu sentido será de "o motivo". Ou seja, você só pode usar na frase quando puder substituí-lo por "o motivo" sem que o sentido se perca. Esse porquê pode vir em qualquer momento da frase, desde que siga essa regra.
Exemplos:
O porquê de sua novel não ser aceita é bem simples.
Ao entender o porquê daquilo, o ferona voltou a estudar.
Não sabia a resposta ainda, mas estava dedicado a descobrir o porquê.
E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!