Não fique trocando o tempo verbal da sua novel!

 

E aqui estamos com um puxão de orelha para o ferona iniciante. E para o ferona veterano também.

    Você vai escrever uma obra, já tem uma ideia, já escolheu uma estrutura narrativa, já planejou o andamento da trama, já sabe como vai desenvolver os personagens, agora o problema está em algo bem básico e que, acredite, dá muita dor de cabeça aos revisores.

    Começando a escrever, você decide que sua história é um personagem contando as aventuras que ele passou, você escreve, escreve, revisa, escreve mais, revisa de novo. Toma coragem e envia para nosso formulário.

    Mas aí sua novel é reprovada, e volta (quando nossos avaliadores tem tempo de revisar para exemplificar melhor os erros) cheia de marquinhas amarelas como a imagem abaixo:

    Fora os erros marcados em vermelho, perceba que todos os grifos em amarelo são de verbos conjugados. E por que eles foram marcados? Simples. Nosso autor está fazendo um salto de tempo verbal no meio da obra dele.

    Se você acompanhar o começo do trecho, nosso autor começa narrando no presente, o que, por si só, é uma escolha arriscada. Muito arriscada. Ao narrar no presente, você está introduzindo as informações ao seu personagem e narrador junto do leitor, precisa de muito cuidado para fazer algo assim direito.

    Mas, então, ele usa dois verbos no passado e aí começa a confusão que me obrigou a marcar todos os verbos do trecho. Narrar no passado é mais seguro, e o que eu recomendo a todos, fica mais fácil lidar com a informação e passa bem mais um ar de "uma história que já passou sendo contada por alguém", coisa que a narração no presente perde.

    E aqui chegamos ao problema: você não pode ficar alterando o tempo verbal na sua novel! Não pode mesmo, de jeito algum. Se você começou sua história narrando no presente, precisa continuar narrando no presente, se vai usar o passado, narre só no passado. Nada de ficar fazendo esse samba de tempo verbal e tornando a vida dos revisores miserável.

    A dica de hoje é bem rápida, simples e veio até ilustrada! Portanto, na hora que forem revisar seus textos, tenham uma atenção especial para essa troca de tempo verbal.

 E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog! 

Talvez você goste destas postagens

7 comentários

  1. Obgg pela postagem.
    Uma sugestão: vcs poderiam fazer uma postagem sobre narrar no presente? Pfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionaremos a lista de sugestão e trabalharemos nela no futuro, só não posso garantir que sairá tão cedo :)

      Excluir
  2. quando vc já fez um bilhão de linhas e percebe que ta fazendo isso...
    quase morri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre triste perceber que se comete esse erro após escrever muito, por isso é bom decidir desde cedo qual tempo verbal você vai usar para usa obra.

      Excluir
  3. Uma dúvida: eu posso alterar os tempos verbais de um tempo passado para outro? Do pretérito perfeito para o-mais-que-perfeito, ou do perfeito para o imperfeito de um parágrafo para outro?

    ResponderExcluir
  4. Um dúvida, em uma narração em primeira pessoa onde o protagonista além de narrar os acontecimentos presente, também descrever seus pensamentos como uma segunda voz e ainda conversa com o leitor. Posso alternar entre o indicativo do presente e o pretérito imperfeito? Principalmente nas partes que ela descrever os acontecimentos nos momentos de "desabafos"

    ResponderExcluir