E temos nossa primeira postagem do ano! Feliz 2023, público do MLN!
Hoje vamos falar de algumas coisas que fazem os avaliadores torcerem os olhos quando pegam uma novel de escrita mediana para baixo. Quer aumentar suas chances de fazer com que sua obra não seja reprovada após a primeira página? Evite alguns dos clichês que vamos citar na postagem de hoje!
Antes de continuar, recomendo que você confira nossas postagens sobre começos, clicando aqui, aqui, aqui e aqui! Realize a leitura delas para compreender alguns aspectos importantes do começo de uma obra e o que procuramos quando analisamos um primeiro capítulo!
Dito isso, vamos para a lista:
1.Protagonista acordando
Do top maiores clichês que já chegaram em nossa caixa de entrada, esse leva o prêmio. Temos novels que começam assim, mas o fazem com um motivo. Começar com seu protagonista acordando pode ser um bom jeito de introduzir a rotina dele na cabecinha de vocês, mas... nós precisamos saber da rotina dele?
Um dos pontos principais para um bom começo é jogar o leitor direto na ação. E um adolescente acordando, em seu quartinho igual a um que todos nós temos, não é algo muito interessante ou ativo para o leitor, compreendem?
Outros pontos desse começo é quando o autor quer aproveitar e mandar uma descrição do protagonista super batida, "passei o pente em meus cabelos despenteados, já deveria desistir de arrumá-los" ou o clássico, o personagem se descrevendo ao se olhar no espelho. Se você acha que isso é uma boa forma de imaginarmos seu protagonista, tenho uma péssima notícia: não é.
Aqui vai uma dica de ouro: seu começo precisa ser interessante, e alguém acordando não é.
E não estou falando só das histórias com protagonistas estudantes ou pessoas "normais". Esse esquema do protagonista acordando também é muito usado em isekais, quem nunca leu uma obra com o protagonista acordando em outro mundo? Ou acordando sem memória? Esse último também é um clichê muito batido para introdução de mundo.
Você pode conectar o seu protagonista acordando com alguma coisa para criar um interesse, como um sonho com foreshadowing, uma visão do futuro, um chamado de alguma entidade superior que veio enquanto ele dormia, mas, lembre-se, muita gente usa o artifício do protagonista acordando, você precisa usar também?
2. "Há milhões de anos atrás..." e outras exposições exageradas de mundo.
Eu sei que você quer muito explicar a "lore" do seu mundo em detalhes, que você pensou tanta coisa que poderia falar sobre isso horas a fio sem parar, mas... eu quero ver a história acontecendo, não ter uma aula de história sobre o seu mundo.
Existem muitas formas de explicar o seu universo, mas uma das mais batidas e chatas é jogar todas as informações em um prólogo ou começo do primeiro capítulo. Especialmente se essas informações em nada vão conectar com a primeira cena de verdade da sua história. Nós seriamente não precisamos de toda uma explicação dos deuses e poderes do seu universo se isso não for relevante para o começo da trama.
Pense no começo de Boku no Hero, ele nos introduz o básico, que o mundo mudou quando os quirks entraram em cena e que quase todo mundo tem um hoje em dia e a sociedade é cheia de heróis, mas nós aprendemos essas informações em ordens e com a sucessão de exposição para uma primeira cena, do cotidiano cheio de super-heróis do mundo.
Pense no começo da light novel de Sword Art Online, o prólogo do primeiro volume é uma introdução do que é Aincrad, é breve e concisa e nos dá um básico sobre o mundo virtual. O começo da trama, por conta disso, não perde muito tempo descrevendo Aincrad antes da ação. Outras descrições importantes são feitas pela narração do Kirito com o avançar e a necessidade de explicar essas partes.
E aqui vamos para uma dica de ouro: a necessidade e a cena! Introduza sua informação com base na necessidade do leitor de compreender aquela cena.
Não é para colocar seu personagem ou narrador dando uma aula, mas sim para que ele nos leve pela lógica que você quer introduzir daquele mundo. Quer um bom exemplo? Estrela Morta faz isso muito bem! Fica a dica de leitura.
3. "Minha vida era uma merda".
Sua história é de como um protagonista merda ou com uma vida de merda dá a volta por cima ou aprende uma grande lição de moral e muda o jeito de encarar o mundo? Legal, embora existam muitas assim. Nada contra elas, de verdade, mas o problema é como muitas dessas histórias começam.
Sim, seu protagonista sofreu muito, nossa, que dó dele, mas... eu conheço ele de verdade para me importar? Eu não vou me importar com ele após três páginas de ele só contando que foi abandonado pelos pais, que todo mundo odiava ele, que a vida era, repetindo, uma merda. Por quê? Porque eu leio isso direto nas novels que recebemos!
Me mostre como a merda que seu protagonista enfrentou era diferente! Me faça sentir pena dele de verdade, seja vendo ele ser um cuzão, mas então se sacrificar para salvar uma criança a troco de nada. Eu preciso sentir algo por ele, e você não vai conseguir isso só com seu personagem falando "minha vida era uma merda por causa de X, Y e Z."
Essa é a dica de ouro aqui: não conte para mim, me mostre por que devo me importar com seu protagonista.
Considerações finais
Você será reprovado por usar algum desses clichês? Não, mas, em meio a tantos feronas que usam o mesmo artifício, você acha mesmo que vai se sobressair se cometer os mesmos erros mencionados aqui?
Os clichês não são necessariamente um defeito, quando bem usados. A questão toda é como você usa eles. E repetir uma fórmula que já explicamos não funcionar não é o jeito certo.
Por isso, inove! Como você vai apresentar sua trama? Que tipo de cena nos fará conhecer melhor seu protagonista? Como vamos querer saber o que vai acontecer se nada realmente está acontecendo há mais de 10 páginas da sua história? Você precisa nos convencer a querer ler mais.
E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!
Obggg
ResponderExcluirFeliz 2023 \(^0^)/
ResponderExcluirÓtima postagem! Foi de grande ajuda.
ResponderExcluir2/3 é minha pontuação....Mas bom, pode parecer presunçoso de minha parte, mas tentei tratar desses clichês batidos de uma forma um tanto quanto heterodoxa. Não sei se o resultado ficou realmente satisfatório, pois tenho somente minha opinião pessoal sobre(que tenha quase certeza que é muito tendenciosa). Bom, um pouco atrasado(só um pouco kkk), desejo um feliz ano novo para a staff do site e para os leitores. quem o site continue firme e forte esse ano. Muito obrigado pelas referencias.
ResponderExcluir