A Síndrome da Reescrita

 Olá, ferinha, olá, ferona, aqui é a Tany Isuzu com mais uma postagem sobre comportamento de escritores. Se você está em nosso grupo do discord tem um tempinho (e se não está, não perca a oportunidade de conhecer seus autores favoritos do blog, a equipe e demais membros, podendo tirar dúvidas sobre escrita e muito mais, clique aqui para participar), deve conhecer minha reação para quando um autor diz que vai reescrever. Se não teve essa oportunidade ainda, divirta-se vendo os relatos dos membros antigos ou quem sabe não possa ver ao vivo por que a palavra reescrita me traz tantos traumas.

    Mas, afinal, qual é o meu problema com reescrita?

    Esta postagem vem de uma perspectiva bem pessoal, com experiências que passei com vários autores e feronas. 

    Primeiramente, reescrever é uma parte da escrita. Querendo ou não, haverá vários momentos em que precisaremos reescrever o que já temos pronto. E isso não é ruim, voltar e ajeitar partes da história faz parte do processo de escrita, não só do de revisão. Então por que eu implico tanto quando um autor diz que está reescrevendo?

    Bom, um problema muito forte nos escritores iniciantes é não saber quando parar de reescrever. Já vi diversos autores que ficaram anos e anos tentando reescrever a mesma história, tentando torná-la o mais perfeita possível e nunca terminaram.

    A reescrita infinita é um problema sério. Você precisa saber quando largar mão e aceitar que precisa seguir em frente com a sua obra.

    Reescrever faz parte do processo de escrita, mas você não pode deixar que sua história fique presa em um loop de reescrita eterno. Você precisa entender que uma hora é necessário largar a mão daquela parte e seguir em frente. Só assim irá amadurecer como autor.

    Não vamos ficar satisfeitos o tempo todo com o que escrevemos, arrependimentos fazem parte da jornada do escritor. Saber quando é hora de seguir adiante é um sinal de amadurecimento.

    Não estou dizendo que você nunca deve reescrever, mas sim que é preciso aceitar que você não pode ficar tentando escrever a mesma história de novo e de novo até ela chegar na suposta perfeição.

    Você aprende muito mais como escritor terminando uma história do que tentando refazê-la. 

    Então não seja um daqueles autores que quer porque quer reescrever eternamente. Aceite que é hora de sua história ver o mundo, imperfeita como é, e aprenda com esses erros. 

    Escrever, revisar, corrigir, reescrever e, por fim, terminar. Tudo isso faz parte do ciclo da vida de um escritor. Não podemos travar em uma única etapa.

E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog! 



Talvez você goste destas postagens

5 comentários

  1. O problema maior é o que essa "busca pela perfeição" causa: Desistência. um dos meus maiores arrependimentos foi com o meu primeiro projeto de escrita. Era um projeto ambicioso para um escritor amador, ainda mais como primeiro projeto. Lembro que comecei a escrever roteiros e capítulos quando ainda estava no ensino médio(2° ano), esse primeira historia perdurou na eterna rescrita até eu ingressar na vida adulta. para quê? para simplesmente ser perdida ao vento após meu HD do computador ir para o paraíso dos HD. Literalmente, 3 anos de escrita basicamente jogados no lixo(só valeu pela experiência). se eu tivesse tido coragem de postar e colocar a cara a tapa, me pergunto se ainda estaria escrevendo essa historia...Mas bom, tenho certeza que mesmo se não tivesse perdido meu HD, teria desistido da historia. olhando para trás, estava cego com as possibilidades. Hoje vai fazer 1 ano que estou escrevendo minha segunda historia. e bom, dessa vez tomo a precaução de fazer backups(recomendo fortemente que façam isso), e meu projeto tem um progresso satisfatório( 45k palavras). Até metade do ano pretendo terminar o primeiro volume...isso se eu não cair na doença da rescrita eterna ejfewoijfoeiwjfe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que sempre salve um rascunho atualizado da sua obra no google drive ou na dropbox (recomendo a dropbox no geral, pois é mais fácil de salvar e você pode trabalhar diretamente dela se usar a versão desktop). E sim, a busca pela perfeição será eterna, uma hora é preciso aceitar que sua história está pronta e é hora de deixar ela quieta.

      Excluir
  2. Eu estava pensando sobre reescrita, sei que sou iniciante e com certeza havera erros ortográficos e demais coisas que um escritor amador passam, mas evitarei a buscar pela perfeição de inicio, mas quando necessário irei reescrever um capitulo. Obg pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reescrever, por si só, não é o problema. O duro é quando o autor só fica reescrevendo.

      Excluir
  3. Fiz uma história quando tinha 14 anos e escrevi até os 15, quando fui para ler ela era tão vergonhosa que eu queria reescrever ela, mas entrei em um bloqueio criativo e até hoje ela tá lá parada. A história tinha quase 60K de visualizações, mas não tenho coragem de postar ela novamente. Vai ficar lá até que um dia eu possa refaze- lá.

    ResponderExcluir