E aqui estamos com o primeiro Caçadores de Reprovações do ano de 2023! O que será que as vítimas desse ano terão para nos ensinar? Será que os feronas aproveitarão este quadro para aprender com os erros alheios ou eles cometerão esses mesmos erros já mencionados diversas vezes?
Descubra acompanhando a postagem!
Frustrado por seu protagonista ser um bosta?
Para quem está em dia com a leitura do blog, já deve até saber qual o maior problema aqui. Como falei na postagem sobre clichês no começo de light novels que recebemos, um dos mais comuns (e o pior, na minha opinião) é começar sua obra falando como a vida do protagonista é uma merda.
Certo, entendemos, seu protagonista sofreu, mas não é com frases como "eu estava olhando o horizonte e refletindo sobre essa vida de merda que tenho" ou "um garoto totalmente ferrado da mente que vive em um looping incansável de sofrimento" que você vai nos fazer ter empatia.
Como eu disse antes, não preciso gostar do seu protagonista, mas preciso sentir algo por ele. Você precisa me dar motivos para gostar ou desgostar dele. Colocar seu protagonista para dizer "eu sofri" não vai me fazer sentir nada por ele. Ele sofreu por quê? Por que tem uma doença terminal? Foi traído pelos amigos? A mãe não trouxe o achocolatado da marca favorita dele quando ele pediu?
Tudo o que eu sinto lendo isso é que seu protagonista é um adolescente edge chato demais. E não é algo legal que o leitor pense isso do seu protagonista.
Vocês até podem argumentar comigo que ele deu dicas e pode elaborar no futuro, mas aqui eu jogo o contra-argumento: esse começo é bom o suficiente para querermos continuar e descobrir mais? A resposta é: Não.
Ele pode dar um indicativo de um motivo, mas ele não explica nada. Não elabora. Não desenvolve. Por que gostaríamos de continuar lendo só com isso?
Alguns de vocês podem pensar que estou sendo precipitada, que pode melhorar depois, que julguei muito cedo, por isso, vamos conferir o resto da página:
Finalmente temos uma ação, algo além do protagonista pensando como a vida é uma merda sozinho e... o protagonista reage de forma bem merda. Tão merda quanto a narração tem sido até agora.
Nessa primeira página foi apresentado a nós:
- Um protagonista que diz que sofreu, mas não mostra ou explica esse sofrimento;
- Uma pessoa vem ajudar e ele é um cuzão de graça com ela (pela perspectiva do leitor);
Então, aqui vai a dica pra vocês, feronas: nós não temos bola de cristal para adivinhar o que aconteceu com seus personagens, se vocês não criarem uma base ou situação inicial convincente, por que continuaremos a acompanhar esses personagens chatos?
E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!
Como eu tava com saudade desse quadro! 0/
ResponderExcluirKKKKKKKKKKK tá complicado...
ResponderExcluir