Exercício de Escrita - Sem tempo pra escrever, irmão?

2


    "Eu tenho essa ideia excelente, mas tô sem tempo agora." Essa e variações dessa mesma frase são corriqueiras no dia a dia das pessoas que lidam com escrita criativa. Porém, se por um lado a gestão do tempo é um problema completamente compreensível, por outro, também pode se tornar um tipo de mecanismo que mantém o bloqueio criativo funcionando.

    Escritores iniciantes tendem a usar a falta de tempo como uma desculpa para não escrever ou não desenvolver um projeto. Entretanto, em alguns casos, esse empecilho tende a ser apenas a ponta do icerberg de outros problemas que os autores podem nem mesmo estar cientes que existem. Se você é um escritor que vive dizendo "Sem tempo, irmão!" para o seu texto, esse exercício é para você.

 

 

Lidando com a falta de tempo

Em primeiro lugar, vamos identificar os pensamentos que estão te impedindo de concluir seu objetivo. Essa estratégia vale para várias instâncias da vida, mas como nosso foco aqui é na escrita, pense sobre os pensamentos que estão atravancando o desenrolar do seu projeto. Para te ajudar nisso, eu sugiro que complete as seguintes frases com a primeira coisa que vier à cabeça:

Eu não estou escrevendo porque...

E o motivo de eu não conseguir vencer isso é que...

Mas parece que eu estou ganhando algumas coisas por não escrever, como...


Não avance sem antes ter completado essa listinha

 

PEGUE A LUPA E EXAMINE AS EVIDÊNCIAS, MEU CAMARADA

Beleza, vou acreditar que você fez o exercício anterior. Tendo identificado o que está te impedindo de continuar, agora vamos buscar evidências sobre cada problema que você possa ter identificado. Por exemplo, se você escreveu "falta de tempo" na segunda afirmação, veja sua agenda atual. Dê uma olhada nos horários em que você está trabalhando, estudando, fazendo tarefas de casa ou em momentos de lazer. Será que não existe mesmo algum tempo disponível, mesmo que pequeno, para escrever um pouco por dia? Não há uma brecha na agenda, ainda que pequena?

E não tem problema algum se não houver. As nossas vidas são atarefadas, especialmente daqueles que tomam a escrita como um hobbie. O importante é que você tenha revisto sua agenda, se esse foi seu caso, e tido certeza que não há mesmo nenhum jeito de escrever. 

Se não houver esse tempo agora, veja só: será que se culpar por não escrever vai resolver algo, dado que você realmente não tem tempo agora? Talvez você possa fazer um pouco de pesquisa ou ler alguma coisa que te ajude no seu projeto, em vez de escrevê-lo por agora. Anote as ideias que forem surgindo sem preocupação. Quando você tiver tempo, pode tentar esse exercício de novo e ver se existe mais alguma coisa te impedindo de escrever.

O exemplo dado foi sobre falta de tempo, mas você pode estar com problemas porque não se sente competente o suficiente, por exemplo. Mas precisamos de boas evidências para aceitar que isso é verdade (ou mentira), como detetives de uma novel de mistério. O que acha de perguntar para seu amigo beta reader ou para outros escritores se sua escrita é boa? Depois de ter criado coragem e escrito algo que acha que pode funcionar, pode até mandar para a gente. Nossa avaliação pontua o que você pode melhorar e os seus pontos em potencial. Talvez você seja incompetente e na escrita, ou talvez apenas pense que é. 

Faça uma lista que contenha evidências que apoiam e evidências que mostram o oposto do que você atualmente pensa sobre seus obstáculos na escrita. Vale perguntar para os amigos, enviar sua novel para gente, ler outras novels e quaisquer outras estratégias criativas que você tiver. Apenas tome cuidado com frases como "porque eu nunca sou bom em nada" ou "porque eu fui reprovada uma vez, sempre serei". Coisas como nunca/sempre são difíceis de testar e de ter certeza que nunca/sempre acontecem. Geralmente, essas afirmações estão um pouco longe da verdade.

 


HORA DOS GANHOS, MEU CHAPA

Por fim, dê uma olhada no que você escreveu na terceira linha. Você deve estar ganhando algumas coisas por não escrever, como "mais tempo com meus gatos" ou "não estou me estressando tanto". Essas coisas podem estar mantendo seu comportamento de não escrever. Por isso, eu vou pedir para você fazer outra listinha: anote para mim o que você ganharia escrevendo. Por exemplo, "contato com pessoas que gostam de coisas parecidas", "chance de ser reconhecido (a)", "melhorar minha escrita no geral", e o que mais você conseguir pensar. Se você está aqui, pelo menos um pouco de criatividade deve ter. 

Depois, compare as duas listas: o que você ganha não escrevendo X o que você ganharia escrevendo. Veja o que compensa mais para você nesse momento.

 


Por hoje, ficamos por aqui! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

Talvez você goste destas postagens

2 comentários