Saudações, feronas! Há cerca de um mês, vocês devem ter reparado que começamos a nos dedicar mais à produção de vídeos no Youtube. O Caçadores de Reprovações em Vídeo — atualmente com duas partes disponibilizadas para todos, sendo que alguns apoiadores possuem acesso à terceira parte — teve uma repercussão maior do que imaginávamos e ficamos extremamente felizes com isso. Portanto, para quem estava curioso para saber como foi o processo de edição desse conteúdo, venho aqui bater um papo sobre isso.
PRODUZINDO UM CDR COMUM
Todos os Caçadores de Reprovações começam a partir da análise de uma novel que tem potencial para ilustrar o quadro do mês. As novels que vão para o Caçadores frequentemente têm um estilo muito próprio e comum: elas exemplificam muito bem um erro cometido por muitos autores, em qualquer aspecto que seja. Quando estamos avaliando uma novel recente e percebemos que ela comete um erro visível, passível de explicação e faz isso frequentemente, o texto instantaneamente se torna um forte concorrente ao Caçadores do mês.
Por exemplo, uma novel que tem descrições muito longas, repetidas e cansativas pode servir para um Caçadores porque é possível construir um raciocínio simples e claro a respeito do erro visível que ela apresenta. Uma novel com erro de pontuação dos dicendis, também. Já um texto cujo problema está mais no planejamento da narrativa ou na construção da voz do autor não necessariamente está ileso de aparecer no CdR, mas as chances são menores, visto que o problema é mais esparso e subjetivo do que diálogos ruins ou parágrafos compostos por uma única frase.
Existem casos em que a data de postagem do Caçadores está próxima e não temos um texto obviamente passível de aparecer no quadro do mês também. Nesses casos, tentamos buscar nas reprovações mais recentes um erro mais evidente e que está se repetindo com frequência nas próprias avaliações que fazemos. Por exemplo, se em um mês recebermos novels cujos diálogos estão mal escritos, a tendência é escolhermos a novel que melhor exemplifica isso, dentre as recebidas recentemente, para se ilustrar o CdR do mês. Com isso, matamos dois coelhos com uma caixa d’água só.
PRODUZINDO UM CDR EM VÍDEO
Até aí, as coisas estão tranquilas. Tanto no CdR em vídeo quanto em texto, o procedimento de cima é o mesmo. Escolher, explicar e publicar — com muitos suspiros e facepalms no processo. Mas, claro, o formato em vídeo tem suas particularidades.
Eu já tinha experiência com softwares de edição de vídeo, então a pessoa mais adequada para se aventurar no fantástico mundo do Caçadores em Vídeo fui eu. Aliás, se alguém aí estiver interessado em fazer parte da equipe como editor de vídeo, contate algum de nós no nosso servidor do Discord ou envie um e-mail de acordo com as diretrizes da postagem de Vagas Abertas mais recente. Voltando: eu já tinha experiência com isso, então comecei a trabalhar em tudo o que precisaríamos ajeitar antes de editar o vídeo.
Primeiro, desenrolamos uma abertura simples, contendo nosso logo e nossas cores. Existiram outros protótipos de abertura, mas a atual serviu tão bem ao propósito que não teve jeito. A equipe ficou com ela.
Além disso, como vocês repararam, há um fundo com a logo do MLN que fica passando atrás do espaço da gravação da tela. Ele foi parcialmente feito no After Effects e exportado para o Premiere Pro — que é o software que eu uso na edição —, depois corrigido com a nossa paleta de cores no Premiere mesmo. O fundo tem alguns pequenos probleminhas que serão corrigidos no futuro, mas só fazer isso já levou uma quantidade considerável de tempo.
[...]
E por esse mês é isso! Fique à vontade para dizer o que achou desse texto, se gostaria de saber mais sobre os outros bastidores do MLN e se os CdR foram do seu agrado até agora.
Um abraço,
Vong, o cara que editou os vídeos & o notebook dele, que não aguenta mais essa vida bandida.
Essa é uma versão parcial do conteúdo, para ler o texto completo, considere fazer uma doação de R$:10,00 ou se tornar um apoiador na categoria de R$:5,00 em nosso Apoia-se.
E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!
E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!
Tadinho do note do Vong, daqui a pouco pede adicional de periculosidade. 0/
ResponderExcluir