Revisando! Narrativas world-driven: quando a construção do mundo rouba a cena

 Nós falamos de narrativas focadas no enredo e narrativas focadas nos personagens, agora, para fechar a trindade, vamos falar sobre as narrativas focadas no mundo, as world-driven.

    Diferente das duas, narrativas focadas no mundo tendem a ser menos conhecidas, na realidade, podemos sequer considerar ser possível fazer uma narrativa que é focada no mundo, e não nos enredos ou personagens?

    A resposta é... que talvez? Ou quem sabe não mesmo?

    A lore ou construção de um mundo é realmente capaz de carregar sua história sozinha?

    Não. Claramente, sua trama precisa ter um enredo e personagens, a mera construção de mundo por si só não vai dar a sua história algo para se sustentar. Porém, uma boa construção pode ser justamente o que destaca sua história entre as demais.

    Se você lê com frequência, já deve ter encontrado aquele mundo da ficção que o cativou de alguma forma, fosse positivo ou negativo. Aquele ambiente misterioso que fazia você devorar cada detalhe, o deixava animado de ler páginas e páginas de descrição e conhecer mais de como aquele universo foi formado. Você até mesmo desejou viver lá em algum momento.

    E não precisa ser um mundo completo ou fantasioso, esse mundo pode se resumir a uma nave espacial, pode ser uma escola com regras doidas, pode ser uma cidade, pode ser um isekai, pode ser todo um universo. O que importa é que ele nos cativa quase tanto ou ainda mais que os personagens ou o enredo da história.

    Histórias world-driven são aquelas em que o mundo é quase, senão ainda mais potente na trama do que os personagens ou enredo.

    Se quiser dicas de como criar um mundo interessante que vai cativar seus leitores, procure nossas postagens de worldbuilding.

    E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

    E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

    


Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário